sábado, setembro 17, 2005

Certo ou errado???

O que é certo?
Defina o errado!
A vida toda se preocupam em nos ensinar o que é certo e o que é errado. Só que são o certo e o errado deles, não que seja por mal, para eles isso é o CERTO a se fazer. Pais, família, igreja, escola etc, participam dessa visão dualista do mundo, onde tudo pode ser analisado pela ótica do certo e errado.
A vida porém mostra que as coisas são bem mais complexas, o que é certo, pode, em certos momentos ser errado, da mesma maneira que um grande erro pode ser a coisa certa a se fazer.
A vida, o momento, nossa consciência, nossos amores, o que consideramos bom ou mau, aquilo que vai ser melhor para quem amamos, o que nos trará maior felicidade, são tantas as variáveis, tantas coisas a se considerar que fica impossível diferenciar ou mesmo determinar o certo e o errado.
A Bíblia conta que quando o Faraó mandou matar os meninos hebreus que nascessem no Egito, as parteiras alem de não cumprirem a ordem, mentiram (duas coisas consideradas erradas) dizendo que matavam os meninos, contudo os deixavam vivos (coisa certa).
Os esquimós do Alasca, porem, praticam o infanticídio há séculos, quando a tribo está crescendo muito eles matam os recem nascidos, sãos ou não. Isto está certo ou errado?
Fazem isso porque se a tribo crescer muito faltará caça e eles não poderão alimentar a todos então bem mais pessoas morreriam de fome e frio pois vivem em áreas inóspitas e geladas. Na cultura deles é a coisa certa a se fazer. Não defendo tal prática e também não a condeno. Para mim não existe uma relação daquilo que é certo e outra do que é errado.
O que quero dizer é que precisamos olhar o mundo de forma mais ampla, ver alem do certo e errado, entender o mundo a nossa volta para que possamos errar da maneira correta ou evitar o certo que traz infelicidade. Posso não estar certo, mas errado também não estou...

4 comentários:

Anônimo disse...

Sempre olhamos o mundo com dualidade, mau/bom, certo/errado/ verdade/mentira. Sempre me pergunto, o q é verdade? O q é mentira? perguntas sem respostas. No mais é tentar fazer escolhas, as vezes usando o coração outras a razão. Fazendo o mau as vezes bem.Sei lá...assim caminha a humanidade...rs Beijinhos meu amigo de infância!!!! rs

Anônimo disse...

Muito coerente o seu texto.Boa semana.

Nuvens de Palavras disse...

além de muito bem escrito, seu texto está totalmente correto. Frequentemente me vejo me perguntando o que é certo o que é errado, o que é bom o que é mau. Tenho uma visão maniqueísta do mundo e das coisas.
Agradeço a visita ao meu blog e informo que estarei adicionando o seu endereço no meu para que mais pessoas visitem esse blog fantástico.
Beijos
Núria

Anônimo disse...

Olá Gil.Vim por causa da Patty.Cara ela é muita chata fica me mandando ler kkkk.Brincadeira,mas teu blog é bem gostoso de ler.É sensível no q escreve gostei mesmo.Voltarei sempre.Ela ainda não conseguiu me convercer a ter meu blog.Um abraço e boa semana.