quarta-feira, junho 26, 2024

Importante demais.

 "A vida é importante demais pra ser levada a sério."

Cunhei essa frase há quase duas décadas. Agora, completando 51 anos, ela me parece ainda mais válida.

Dizem que a vida é igual Pilates, se estiver fácil, é porque você está fazendo errado. 

Nunca é fácil, é dura, complicada, cheia de obstáculos. Ao mesmo tempo, é bela, cheia de coisas boas. Emoções de todos os tipos. Sentimentos, os mais variados. Pessoas, são tantas que passam por ela, algumas incríveis, outras nem tanto, mas, cada uma delas, querendo ou não, ajuda-nos a crescer. 

Dizem: o que se leva da vida, é a vida que a gente leva.  Precisa de leveza, de sorrisos abundantes, não dá pra levar a ferro e fogo, com uma rudeza que não aceita falhas ou imperfeições. O que a vida exige de nós, é coragem.


Por isso:

Coma! Saco vazio não para em pé. No texto bíblico, comer junto é partilhar. Quem comigo está à mesa, é meu amigo, daí, no latim "cum panis" - companheiro, aquele com quem partilho o pão e a caminhada.


Beba! Água é fonte de vida, a bebida molha a palavra, libera da timidez, coragem líquida alguns afirmam. Seja cerveja, vinho, cachaça, ou meu predileto, whisky. Permita-se.


Ame! O amor é uma faca de dois gumes, amar é sofrer, não amar é sofrer mais. Gosto dos versos de Oswaldo Montenegro: Eu amava como amava um pescador. Que se encanta mais com a rede que com o mar. Eu amava como jamais poderia se soubesse como te encontrar.


Viva! Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Por isso, deixo a vida me levar, vida leva eu. Sou feliz e agradeço tudo que Deus me deu.


Quero celebrar esses 51 anos. Minha vida não foi perfeita, ainda bem. Contudo, na minha opinião, foi bem vivida, muito melhor do que eu imaginei um dia.

Celebrar a alegria de viver, de ter amigos e amigas, de ter chegado onde cheguei, eu e minha família sabemos como. Sem eles, eu não seria  um décimo da pessoa que sou hoje.

Definitivamente, celebrar minha família.

Herlaine, mulher, companheira, conselheira, amante, parceira. 

Sarah, minha princesa, linda, inteligente, amiga, sincera, sempre comigo no Maraca.

João Vitor, cabra bão, garoto verdadeiro, justo, inteligente, guerreiro, meu herdeiro, aprendo muito com ele.

Mariana, não ficou com a gente, mas sempre esteve em nossos corações.

Quantos anos mais eu tiver, quero que sejam maravilhosos como os que já tive, ou ainda melhores, sonhar não custa nada. O que vem eu não sei, porém,  de uma coisa eu tenho certeza:

A vida é importante demais pra ser levada a sério.













5 comentários:

Herlaine disse...

Você, como sempre,colocando em palavras sentimentos, percepções de forma muito bonita!
Parabéns!!
Que venham mais anos, mais textos!

Gil Fabiano disse...

Eu te amo.

Educação e Música disse...

Caramba! Sem fôlego aqui... Me fez chorar. Palavras lindas e verdadeiras, um grande abraço a toda essa família linda que amo tanto!

Lúcia Assis disse...

Amo suas declarações poéticas, Gil. Você é demais.
Parabéns por seus 51 aninhos fazendo graça, sendo parceiro e amigão. Você merece muitas as alegrias e comemorações. Feliz aniversário, meu caro!

Mili disse...

Ahhhhhh que lindo! Você como sempre dominando as palavras!