segunda-feira, junho 17, 2019

Bandidos de estimação.

Infelizmente o debate político, tema que eu gosto e prezo, está muito empobrecido no Brasil e um pouco no Mundo também, e, na minha opinião, isso na maioria das vezes é proposital, às vezes pq as pessoas tem preguiça de pensar, ou por causa da baixa capacidade intelectual do nosso povo, com uma educação falha e de baixa qualidade e em boa parte das vezes de má fé, haja vista a quantidade de fakenews difundidas nos mais diferentes meios e das mais diversas fontes, seja de que lado for, e com os mais obscuros interesses. No século da informação, o excesso de informação está produzindo retrocessos em vez de avanços, creio e torço para ser passageiro, mas precisamos nos posicionar.

Hoje numa discussão de whatsapp, sempre ele, whatsapp, dentro de uma conversa sobre um homem que espancava um menino, um amigo disse "...a Esquerda¹ protege toda forma de bandidagem." achei a frase intelectualmente desonesta.
pq desonesta? por ter sido usada naquele contexto. Ninguém em sã consciência protege ou se alia a bandidos, a frase é usada para desmerecer a opinião contrária sem ao menos entendê-la,  daí a desonestidade.

Eu entendo que a Direita considere movimentos populares como o MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o MTST - Movimento dos Trabalhadores Sem Teto como bandidos. Por usarem as ocupações, que chamam de "invasões" são bandidos, então quando esses movimentos são defendidos pela esquerda, diz-se que defendem bandidos. Assim como a Direita entende que o proprietário Rural tem o direito de defender sua terra e qdo mata ou executa pessoas em nome disso, está no seu "direito", mas os que são de esquerda os consideram bandidos assassinos, é uma questão de interpretação que faz parte da retórica, pertence ao debate político. Embora possamos considerar que há grandes latifúndios onde não se produz nada e ser fato que mais da metade das terras no Brasil serem fruto de Grilagem (https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0804200015.htm ), e por outro lado termos um agronegócio forte que traz divisas ao país e deve ser respeitado, mas, em vez de entender essas questões e fazer uma discussão séria em cima disso, sobre a questão da Terra no País, prefere-se dizer que tanto um como o outro têm "bandidos" de estimação.
Isso usado de um a forma generalizada, cria, de lado a lado, afirmações desonestas como a que citei acima.


       1- Os conceitos de Esquerda e Direita se perdem um pouco no Brasil diante da baixa qualidade dos nossos políticos e novamente da baixa capacidade intelectual do brasileiro,  não creio muito em definições fechadas, acho que limitam a mente e o entendimento, mas, diante da história e do que já vi nesse país, nesse embate, tenho lado. http://gilfabiano.blogspot.com/2015/02/porque-eu-apoio-o-governo-do-pt.html Pretendo falar mais detalhadamente sobre isso em outro momento,

Nenhum comentário: