sábado, fevereiro 28, 2015

Porque eu apoio o governo do PT

Fiz meu título de eleitor aos 16 anos, no primeiro ano em que foi possível fazê-lo em 1989 para votar em Leonel Brizola era a primeira eleição direta depois da ditadura. Venho de uma geração que viu o fim da ditadura militar e uma sucessão de planos econômicos frustrados mas o principal problema do Brasil de então era a pobreza do seu povo, pessoas passando fome, dificuldades em casa eram normal, a campanha da fraternidade "pão para quem tem fome", as músicas falavam: Alagados, Até quando esperar, que pais é esse, Uma esmola pelo amor de Deus, Brasil qual a tua cara, Fagner cantava, "... e sem o seu trabalho, o homem não tem honra... A desigualdade social revoltava a inatividade dos governos nessa área era visível. A pobreza era o inimigo a ser vencido. Veio o plano real um real valia um dólar, uau! logo após veio o governo FHC eleito pelo voto popular mas o desemprego aumentou, as oportunidades eram poucas, o acesso a universidade era algo extremamente difícil quase impossível a quem tinha poucos recursos,  a fome não diminuiu a miséria continuou, mesmo com todas as possibilidades o inimigo não havia sido vencido. Veja a reportagem do JN que marca essa realidade. https://www.youtube.com/watch?v=PIF7MiBrByQ 
Quando Lula foi eleito em 2002 a esperança se renovou e as ações do governo do PT tinham como prioridade vencer a fome a miséria e dar oportunidades aos pobres, ninguém em sã consciência pode negar que isso foi feito, de lá pra cá Milhões de brasileiros deixaram a miséria, milhões de brasileiros conseguiram trabalho, ainda existem pobres e miseráveis mas o inimigo está sendo combatido.
Houve mobilidade social pessoas ascenderam de classe, o Brasil saiu do mapa da fome da ONU. Para mim, para quem viu a miséria desse povo isso já seria motivo suficiente. Mas tem mais.
As ações e programas do governo do PT como o Bolsa Família, a política de conteúdo nacional, a decisão de fazer navio e plataformas aqui no Brasil em vez de Cingapura, a política de valorização do salário mínimo, as obras do PAC, o programa Minha Casa Minha Vida, que deram teto a mais de 3 milhões de famílias, geraram milhões de empregos e oportunidades. PROUNI, modificações no FIES o ENEM, criação de universidades, FHC não criou nenhuma. proporcionaram acesso de milhões de jovens a universidade. O Mais Médicos que deu assitência médica a 50 milhões de brasileiros que não tinha acesso a médicos. A transposição do São Francisco, as grandes obras de segurança energética, Ferrovia Norte Sul, a Copa do Mundo a transcarioca o arco Metropolitano. A Petrobras que valia 15 bilhões de dólares em 2002, hj mesmo tendo perdido valor e passando pelo que está passando vale U$ 200 bi. Mostre-me que outro governo fez tanto pelo Brasil.
Estes são os motivos principais pelos quais eu apoio o PT porque ele foi o único no poder que lutou contra o inimigo certo. Nos últimos 12 anos a vida do brasileiro mais pobre melhorou e melhorou muito, a miséria e a fome não são mais uma realidade para MILHÔES de pessoas por isso eu apoio o governo do PT.
Vou deixar pra falar em outro momento sobre a mídia e sobre a corrupção.


Política...

Política é sem dúvidas um de meus assuntos prediletos, talvez por causa de meu pai que sempre conversou comigo sobre o assunto. Normalmente as pessoas falam mais em política na época das eleições, mas eu entendo que política faz parte da nossa vida e influencia nosso dia a dia.
As eleições presidenciais de 2014 foram particularmente acirradas e a oposição não aceitou ainda, fevereiro de 2015, a derrota democrática nas urnas e o assunto política tem estado em pauta dioturnamente com as mais diferentes visões possíveis. Vejo então a necessidade de criar este marcador aqui neste espaço para tentar colaborar de alguma forma para que se entenda melhor a minha forma e maneira de ver, compreender e vivenciar a política.