sábado, agosto 16, 2014

FEBEAPA versão 2014.

O Festival de Besteira Que Assola o País
Stanislaw Ponte Preta
(Sérgio Porto)

Disse Stanislaw no FEBEAPA 2:


"É difícil ao historiador precisar o dia em que o Festival de Besteira começou a assolar o País. Pouco depois da "redentora", cocorocas de diversas classes sociais e algumas autoridades que geralmente se dizem "otoridades", sentindo a oportunidade de aparecer, já que a "redentora", entre outras coisas, incentivou a política do dedurismo (corruptela de dedo-durismo, isto é, a arte de apontar com o dedo um colega, um vizinho, o próximo enfim, como corrupto ou subversivo — alguns apontavam dois dedos duros, para ambas as coisas), iniciaram essa feia prática, advindo daí cada besteira que eu vou te contar".

Na década de 70 o escritor Sérgio Porto, usando o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, escreveu sobre o Festival de Besteiras que Assola o País, Festival este que tem uma nova versão em 2014 na campanha eleitoral que estamos vivendo. 
Com a presidência em disputa a oposição e setores conservadores da sociedade buscam de todas as formas arrancar do poder o Partido dos Trabalhadores, a 12 anos no planalto, essa busca não vê limites na ética , na verdade e muito menos no bom senso. A grande mídia parcial ao extremo ajuda a criar um clima de animosidade com relação ao governo, muitas vezes propositalmente, alimentando as mais toscas e paranóicas lucubrações conspiratórias, como a implantação do comunismo, a culpa do governo federal em assuntos constitucionalmente de responsabilidade municipal ou estadual, e até mesmo participação do governo no trágico acidente aéreo que vitimou o candidato do PSB Eduardo Campos na última quarta feira, em virtude de uma lei aprovada no Congresso e sancionada por Dilma em maio que versa sobre o sigilo na investigação de acidentes aéreos. 
Como a campanha está no seu início e o desespero oposicionista aumenta a medida que as pesquisas mostram Dilma firme na frente das intenções de votos. Desta vez a internet e as redes sociais, como nunca antes  utilizadas, terão um papel primordial na criação, divulgação e em certo ponto, esconderijo desse conteúdo nefasto que evita o raciocínio e aposta no ódio e na desinformação. 
Tenho certeza de que veremos muitas besteiras assolando este país no FEBEAPA versão 2014.